GOVERNO DO ESTADO DECRETA COMO UTILIDADE PÚBLICA ÁREA DE 43 MIL M² PARA IMPLANTAÇÃO DA LINHA 13-JADE Martes, 23 de Julio de 2013

Uma área de 43.116 m², localizada entre a região leste de São Paulo e o município de Guarulhos foi declarada como utilidade pública pelo Governo do Estado. O Decreto 59.370 foi publicado nesta terça-feira, 23, no Diário Oficial, e libera bens imóveis visando à implantação da Linha 13-Jade Trem de Guarulhos, pela CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos].
A licitação para execução das obras da Linha 13 está em processo final. No próximo dia 30, as empresas já pré-qualificadas entregarão os envelopes com as propostas comerciais e serão escolhidas as melhores ofertas. A obra está sendo licitada em quatro lotes. A previsão para conclusão é fim de 2014.
A Linha 13 terá 11 quilômetros de extensão e oferecerá acesso rápido e econômico ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ela partirá da estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana] em direção a Guarulhos, com mais duas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto. Engenheiro Goulart ganhará uma nova estação, para integrar as linhas 12 e 13. Os investimentos são da ordem de R$ 1,2 bilhão, incluindo toda infraestrutura e trens.

Com demanda prevista de 120 mil passageiros/dia, a Linha 13-Jade atenderá as necessidades de locomoção dos moradores das cidades de São Paulo e Guarulhos para trabalho, estudo, lazer e também passageiros com destino ao aeroporto. O valor da tarifa será o mesmo cobrado em todo o sistema ferroviário, que atualmente é de R$ 3.

A implantação de transporte público sobre trilhos gera benefícios elevados com redução da emissão de poluentes, ganho no tempo de viagem e redução de trânsito.