TMB e COCEMFE irão colaborar na promoção da acessibilidade do transporte público sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Os Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB) e a COCEMFE, Confederação Espanhola de Pessoas com Deficiências Físicas e Orgânicas, assinaram hoje um acordo-quadro para colaborar na promoção da acessibilidade aos transportes públicos e da autonomia das pessoas na sua mobilidade.

O acordo foi assinado pela presidente do TMB, Laia Bonet, e pela presidente do COCEMFE, Anxo Queiruga, em cerimónia no Saló Ciutat da Câmara Municipal de Barcelona, ​​que contou com a presença da Vereadora da Infância, Juventude e Idosos e do presidente do Instituto Municipal da Pessoa com Deficiência, Joan Ramon Riera; o CEO do TMB, Gerardo Lertxundi; e o presidente do COCEMFE Barcelona, ​​Montserrat Pallarès, entre outras personalidades.

Assim, o principal operador de transportes públicos da Catalunha e entidade de referência na defesa dos direitos das pessoas com deficiência física e orgânica vai unir forças na obtenção de novas soluções que melhorem a acessibilidade das redes de metro e autocarro, na linha de alcançar a plena inclusão e igualdade de oportunidades para todas as pessoas, sem distinção, com objetivos totalmente compartilhados.

Nesse sentido, Laia Bonet expressou a coincidência do TMB e do COCEMFE no desejo de “fazer uma sociedade mais inclusiva e diversa, que garanta a participação plena de todas as pessoas”. “Muito se avançou mas ainda temos um caminho a percorrer no sentido da acessibilidade universal ao transporte público, assumimo-lo e faremos da melhor forma possível, em conjunto com quem tem experiência e conhecimentos como COCEMFE “, garantiu.

Em nome do COCEMFE, Anxo Queiruga destacou “A visão estratégica do TMB para a inclusão, para deixar claro que ninguém fica para trás, que todos têm o direito de usar o transporte público em qualquer situação. Essa é uma mensagem que deve permear todo o país ”. “Com o acordo iremos aprofundar uma colaboração que já tínhamos e poderemos alcançar novos marcos em acessibilidade que beneficiem não só os idosos ou as pessoas com deficiência, mas toda a sociedade”, afirmou.

Anteriormente, o TMB e o COCEMFE Barcelona já haviam assinado um convênio e técnicos de ambas as organizações têm colaborado na formação de motoristas de ônibus e no Grupo de Automóveis para a Promoção de Políticas de Acessibilidade em Municípios Metropolitanos, entre outras áreas. O novo acordo aumentará este entendimento ao mais alto nível e permitirá promover projetos como a reforma do regulamento europeu que especifica as características técnicas dos elementos relacionados com a acessibilidade a bordo dos autocarros para aplicar critérios de usabilidade avançados.