Alstom instalará sua inovadora tecnologia sem catenária na conexão de bonde de Barcelona quinta-feira, 28 de julho de 2022

A Autoridade Metropolitana de Transportes de Barcelona concedeu à Alstom Espanha um contrato para a eletrificação da primeira fase da expansão da rede de bondes de Barcelona, ​​com um sistema dinâmico de fornecimento de energia terrestre (APS), que eliminará o uso de linhas aéreas. O contrato inclui o fornecimento dos elementos APSTM para a infraestrutura, bem como a adaptação de 18 bondes da frota atual.

 

 

Graças à utilização da tecnologia APS, pioneira em Espanha, não será necessária a instalação de uma catenária no novo troço da rede de eléctricos, melhorando assim a integração do sistema no meio urbano. A APS preserva a beleza dos ambientes urbanos, eliminando tanto a infraestrutura dos trilhos, como os mastros, quanto as linhas de contato das catenárias.

O sistema APSTM consiste na instalação de um terceiro trilho condutor na via, que serve como sistema de alimentação elétrica. Este terceiro trilho condutor, dividido em seções, liga e desliga automaticamente à medida que o bonde avança, garantindo assim a total segurança dos pedestres e de todos os usuários da via.

Atualmente, a tecnologia APSTM da Alstom já está instalada e em operação em 11 cidades em quatro continentes (Bordeaux, Tours, Rio de Janeiro, Istambul, Dubai, Lusail ou Sydney, entre outras). Todos os dias, 362 bondes usam essa solução em mais de 145 km de via em serviço comercial, representando 58 milhões de km percorridos com APS (em julho de 2022).

 

A expansão do bonde de Barcelona

Esta empreitada insere-se no projeto de ligação das duas redes de eléctricos de Barcelona, ​​​​o Trambaix e o Trambesos. Esta ligação, que terá uma extensão de 3,9 quilómetros e acrescentará 6 novas paragens ao sistema de eléctrico, permitirá unir as duas redes existentes através da Avenida Diagonal, melhorando assim a mobilidade na cidade e promovendo a intermodalidade, ligando o Eléctrico às zonas suburbanas e redes de metrô. Além disso, uma vez concluída a conexão, contribuirá para a redução da pegada de carbono, transferindo usuários de veículos particulares para o bonde

O eléctrico de Barcelona torna-se assim o eixo central do compromisso da cidade com a mobilidade sustentável, promovendo um desenvolvimento urbano amigável, acessível, equitativo e saudável.

Atualmente, o bonde de Barcelona, ​​inaugurado em 2004, tem um total de 6 linhas, 56 paradas e percorre 29,22 quilômetros, permitindo que mais de 26 milhões de usuários viajem todos os anos. É composto por dois sistemas independentes: Trambaix (uma rede de 15,1 km, ligando Diagonal com as cidades de Baix Llobregat) e Trambesos (ligando Barcelona com Sant Adrià de Besòs e Badalona, ​​em uma rota de 14,1 km). km). A rede é operada por 41 bondes Citadis, fabricados e mantidos pela Alstom Espanha.