21ª SEMANA DE TECNOLOGÍA METROFERROVIARIA

  • Fecha: Del 08 de Septiembre del 2015 al 11 de Septiembre del 2015
  • Lugar: Centro de Convenciones Frei Caneca, Sao Paulo, Brasil.

Brasil vive um momento de grandes desafios que precisarão ser rapidamente superados para garantir a continuidade do desenvolvimento econômico e social.

Os problemas de mobilidade urbana não são mais exclusividade das grandes metrópoles, atingindo também as cidades médias. Agravando essa situação, as metrópoles continuam crescendo, formando grandes conurbações que unem regiões metropolitanas em macrometrópoles dependentes exclusivamente do sistema rodoviário, cada vez mais saturado, para atender suas necessidades de viagens regionais.

O reflexo dessa saturação impacta também o transporte de cargas, ainda muito dependente do transporte por caminhões, reduzindo sua eficiência, aumentando custos e colocando sérios limites ao desenvolvimento econômico do país.

A implantação de redes integradas estruturadas pelo transporte sobre trilhos é a única solução possível para superar tanto os problemas de mobilidade urbana quanto de capacidade e eficiência no transporte de cargas.

O Brasil não pode permitir que uma situação conjuntural interrompa a expansão das redes metroviárias, nem pode aceitar que a malha ferroviária deixe de crescer. Mais do que nunca precisamos avançar com as redes sobre trilhos, acelerando a retomada do crescimento econômico e promovendo a qualidade de vida nas nossas cidades.

Por isso a AEAMESP definiu o tema “AVANÇO DAS REDES: NECESSIDADE URGENTE” como o eixo estruturador da programação da 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária 2015.