CBTU participa da FLIQ com projeto “Livros Sem Fronteiras” Lunes, 28 de Octubre de 2013

O estande e o trailer-biblioteca ficaram à disposição do público durante toda semana sempre com assistência de representantes do projeto que puderam difundir amplamente a ideologia da iniciativa: tornar o ato de ler acessível a todos. Nos dois locais os visitantes podiam ter acesso aos livros, colher informações sobre a iniciativa, doar material e cadastrar-se como voluntários.

O projeto nasceu em 2011 com a instalação da primeira biblioteca na estação ferroviária do Bom Pastor. Com o sucesso da iniciativa e a grande aceitação dos usuários do sistema de trens a parceria ganhou força, solidificando cada vez mais as ações do projeto, que implantou uma biblioteca na estação da Ribeira.  Atualmente, mais de 8 mil passageiros têm acesso a livros e revistas expostos para locação nas duas estações da Companhia. 

Bárbara Alves, estudante de 15 anos, falou sobre o que achou da iniciativa: “É uma ideia muito legal e diferente, a gente não costuma ver trabalhos assim”. A professora de artes Adeilza Gomes, também visitante do trailer-biblioteca, disse que o projeto tem “fundamental importância para aproximar as pessoas do universo da leitura, que é um direito de todos, mas não acontece na prática. É uma ótima iniciativa para levar a leitura aos cidadãos que não têm acesso e formar sempre novos leitores”.

O “Livro sem Fronteiras” é um projeto sem fins lucrativos que está realmente quebrando barreiras, ultrapassando fronteiras, levando informação, conhecimento e inserindo o hábito da leitura dentro das comunidades.