Estação Lagoinha recebe ação contra a Hepatite C o Lagoinha recebe ação contra a Hepatite C Lunes, 2 de Diciembre de 2013

A última edição do ano acontece entre os dias 2 e 6 de dezembro, na estação Lagoinha. De 9h às 17h, os mais de 230 mil passageiros que utilizam o sistema diariamente terão a oportunidade de cuidar da saúde e detectar a infecção do vírus por meio de testes rápidos.   O principal objetivo da ação é rastrear a infecção pelo vírus da Hepatite C, promovendo o diagnóstico precoce. O ínicio do tratamento é um fator crucial para o sucesso da terapia, já que o vírus pode permanecer por mais de 20 anos no organismo sem manifestar-se.

Testes rápidos: São oferecidos para o público com idade entre 35 e 69 anos e que integre o grupo de risco (tatuagens e piercings). Todas as pessoas que recebem diagnóstico positivo são encaminhadas para acompanhamento. A campanha está ligada ao já consolidado programa Procura-C, iniciativa da Roche voltada à detecção do vírus, que também disponibiliza um site com informações sobre a doença:www.quebreosilencio.com.br.

Hepatites virais podem ser causadas por diferentes vírus das classes A, B, C, D e E. A Hepatite C representa uma inflamação difusa do fígado que, na maioria dos casos, não apresenta sintomas. As principais vias de transmissão da doença são: transfusão de sangue, cirurgias, compartilhamento de agulhas, seringas, alicates, tesouras, barbeadores, escova de dentes, assim como pessoas que tiveram exposição percutânea em ambientes com baixa biossegurança: tatuagens, piercings e manicures.

Até o momento, não existe vacina que previna a infecção pelo vírus da Hepatite C. A prevenção requer atitudes e práticas seguras, como uso de preservativo, não compartilhamento de instrumentos pérfuro-cortantes e de objetos de higiene pessoal.