MetrôRio transportou mais de 3 milhões de pessoas durante os eventos da JMJ Martes, 30 de Julio de 2013

Para atender a Jornada Mundial da Juventude, o MetrôRio preparou um esquema especial de atendimento que teve início às 7h de quinta-feira (25/07) e será encerrado à 0h na madrugada de segunda-feira para terça-feira, totalizando 127 horas de operação ininterrupta. Desde terça-feira (23/07), até a 0h passada, mais de 3 milhões de passageiros fizeram seus deslocamentos para os eventos em Copacabana através do sistema metroviário.

Durante a Jornada, o MetrôRio operou com a grade de 42 trens e utilização eventual de mais três trens extras. Esta frota realizou 4.250 partidas. Nos horários mais carregados de retorno dos eventos, a Concessionária recebeu, em suas catracas, a média de quase 7 passageiros por segundo. Vale ressaltar que no horário de pico, nas principais estações (Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Botafogo), o fluxo de entrada era de 500 passageiros por minuto, o correspondente a lotação de 10 ônibus.

O MetrôRio contou, durante a Jornada, com o contingente de 425 funcionários, entre condutores, agentes de segurança e bilheteiros. Nenhum dano a trens ou estações foi registrado durante o evento.

Durante a operação, a Concessionária disponibilizou em suas estações mais de 400 voluntários, que prestaram atendimento em quatro idiomas diferentes e também em libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Peregrinos de mais de 100 países viajaram nas composições. Dentre as nacionalidades mais atendidas estão argentinos, chilenos, australianos e alemães. Também foi registrada a presença de indianos, malaios e libaneses.