Primeiro novo trem da SuperVia está em fase final de montagem em Deodoro Martes, 7 de Enero de 2014

Seis carros já estão acoplados e os últimos dois chegarão ao Rio esta semana para completar a primeira nova composição encomendada pela SuperVia. Por cerca de três meses, após a conclusão da montagem, o trem passará por uma sequência de testes antes de entrar em operação. O cronograma engloba testes estáticos que envolvem os equipamentos e simulações nos sistemas, como abertura e fechamento de portas, ar condicionado, freio e iluminação, além de testes dinâmicos na via.  

A expectativa é que as primeiras composições iniciem a operação plena ainda no primeiro semestre deste ano e todos os 80 carros nacionais serão entregues até setembro de 2014. O investimento total é de R$ 280 milhões e contempla, também, a construção de uma fábrica de montagem de trens nas dependências da oficina, que será utilizada pela SuperVia para concluir a produção das composições.   

 “Os novos trens que adquirimos, fabricados no Brasil, vão acelerar a renovação da nossa frota, que hoje já conta com 94 trens com ar condicionado. Os nossos investimentos para revitalizar o sistema ferroviário do Rio permitirão que os passageiros contem com um transporte ferroviário cada vez melhor em seu dia a dia”, afirmou o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha. 

 Inicialmente previstos para entrar em circulação no período entre 2017-2020, a concessionária antecipou em quatro anos a compra dos 80 novos carros nacionais. Todos os trens contarão com design inovador, ar-condicionado, passagem interna entre os vagões, sistema que não permitirá a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de câmera e painéis de LED, e capacidade para transportar até 2.600 passageiros por composição.  

 ”Este é o primeiro de uma série de 200 novos carros a serem entregues ainda este ano. Além da aquisição de 240 novos carros refrigerados por parte do Estado, a SuperVia reforça a frota de trens urbanos do Grande Rio com mais estas composições modernas e mais seguras”, reforçou o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes. Os trens encomendados da China pelo Governo do Estado tiveram a entrega antecipada de setembro para o mês de abril. 

DSC_8990_creditos _henrique _freire