TRENSURB apoia o dia mundial sem carro Lunes, 23 de Septiembre de 2013

A Trensurb apoiou o Dia Mundial Sem Carro, que é comemorado no dia 22 setembro, com a distribuição de folders informativos sobre mobilidade sustentável para pedestres e motoristas da capital gaúcha.

A ação, que foi realizada na Rótula das Cuias, próximo ao parque Maurício Sirotsky Sobrinho, visou conscientizar a população sobre a importância do respeito ao meio ambiente, do uso responsável dos modais de transporte, da manutenção da saúde através de exercícios físicos e de números que retratam problemas de mobilidade urbana: Segundo a apuração do metrô, cerca de 3,2 milhões de mortes anuais são relacionadas à falta de atividade física, bem como, 1,3 milhões de óbitos estão ligados à poluição do ar nas grandes cidades. Somente em 2012, o uso do sistema metroviário contribuiu para reduzir um total de 741.870 viagens de ônibus. Com isto, evitou-se a emissão de:

·        3.074,5 toneladas de dióxido de carbono

·        522,6 toneladas de hidrocarbonos

·        200,1 toneladas de óxido de nitrogênio

·        6,0 toneladas de óxido de enxofre;

·        6,7 toneladas de particulados

 “Caminhar é saudável, estimulante e nos deixa menos estressados da nossa rotina. O Dia Mundial Sem Carro, acima de tudo e sobre tudo, é uma oportunidade para refletirmos e buscarmos a qualidade de vida, com a redução e o uso consciente dos veículos”, enfatizou a escritora Inglacir Davi, sobre a iniciativa.

O Dia Mundial Sem Carro é uma mobilização sustentável criada para combater a poluição atmosférica e a emissão excessiva dos gases de efeitos estufa – considerados por especialistas como responsáveis pelo aquecimento global.

O consultor especial da Trensurb, Edson dos Santos, fala que um dos objetivos estratégicos do metrô é prezar pela qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente: “está no conceito da Trensurb o cuidado com a natureza e a conscientização das consequências que geram a mobilidade urbana em nossas cidades. Esta iniciativa, e muitas outras, visam o reinterar o nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental”.